CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

A administração de medicamentos é uma das grandes responsabilidades dos profissionais de enfermagem. A terapia medicamentosa prescrita pelo médico deve ser aprazada pelo enfermeiro e esta prescrição deve ser encaminhada a farmácia para que esta possa realizar a dispensação destes medicamentos.
O sistema de medicamentos envolve vários profissionais da equipe de saúde como médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, farmacêutico e técnico em farmácia hospitalar. Os profissionais de enfermagem realizam a maior parte deste evento, portanto estão passíveis a erros, como os demais profissionais, mas a assistência direta ao paciente pode evidenciar estes erros.
Os principais erros relacionam-se a administração errada de medicamentos, equívocos com dosagens, via de administração e horário de administração e também sobre a administração em pacientes errados.
Para minimizar estes erros podemos utilizar um método denominado cinco “certos”, ou seja: paciente certo, medicamento certo, via de administração certa, dose certa e horário certo. Há literaturas que já consideram os sete “certos” incluindo a diluição certa e o registro certo.
Estes métodos podem diminuir e muito a ocorrência de erros de medicamentos, porém estes fatos possuem o relacionamento apenas com as pessoas, mas devemos avaliar também todo o sistema de medicação, que vai desde a prescrição até a avaliação dos efeitos destes medicamentos nos pacientes.
É importante que tenha um protocolo em cada instituição determinando quais as normas e rotinas na administração de medicamentos. Um avanço importante para que este sistema funcione adequadamente é a instalação das prescrições e prontuários eletrônicos.


Contudo, a equipe de enfermagem deve sempre estar atenta as principais funções dos medicamentos e as possíveis mudanças de rotinas, pois assim podemos melhorar sempre a qualidade da assistência de enfermagem prestada ao paciente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM ESCOLHA DO LOCAL PARA PUNÇÃO VENOSA

CUIDADOS COM OS TIPOS DE CATETERES PERIFÉRICOS

QUAIS AS PRINCIPAIS MEDICAÇÕES UTILIZADAS NA (PCR) PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA